“há tempo para todo o propósito debaixo do céu…”

8 ago

 

 

Não sou de postar frases religiosas, tampouco de me apropriar delas. No entanto, desde que li a seguinte frase comecei a refletir sobre muitas coisas que estavam acontecendo, sobre o que estava aprendendo, deixando e, acima de tudo, vivendo. A frase de Eclesiastes 3:1 chegou num momento muito lindo e especial. Um momento único, para uma reflexão ímpar: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” 

 

 

________________________

 

 

A cada dia mais me convenço de certas expressões…

“Tudo passa” tem sido uma expressão-chave, a qual até tenho pensado em tatuar,  quem a inseriu no meu cotidiano fora meu pai, que a acolheu de um paciente e amigo. “Tudo passa” era o que dizia esse senhor pro meu pai, e ele tinha muita fé, inclusive, que a situação dele como paciente com câncer também passaria, que “ainda tinha muita água pra correr sob aquela ponte”. Nos últimos tempos, ao aconselhar uma amiga me deparei utilizando essa frase, e não posso negar o quão incrível é o poder dessas duas palavrinhas juntas.

“Querer é poder”, ‘tá aí uma frase que minha vó sempre me disse; desde que eu era pequena. Quando menor, eu dizia que queria ser cantora-atriz-veterinária-bailarina e minha avó dizia que se eu me esforçasse eu seria o que eu sonhasse. Não, ela nunca me desmotivou, mesmo eu querendo ser uma multiprofissional um tanto diferenciada, e tampouco ela desdenhou; ela simplesmente me dizia: “querer é poder, tudo que tu sonhares, se tu te esforçares, tu vais conseguir”.

“Perder também é ganhar”. Ah, essa sim! Nossa como essa expressão tem me ensinado. Por vezes, eu achava que estava perdendo tudo. Meu mundo estava caindo. Eu ia morrer de amores, ia morrer sem sorrisos, eu ia me esgotar até ser cinza, sem cor, um ser sem amor. Eu, exagerada. Enfim, a maturidade nos permite assimilar certas coisas e cá estou eu percebendo que (outra expressão, mas não muito recorrente) “há males que vem para bem” e que, sim, as perdas nos proporcionam ganhos. Todos os dias me deparo com um novo desafio. A cada novo desafio, novos erros e novos acertos,;novas oportunidades; novos aprendizados; novas chances de me abraçar no sofrimento ou de me desafiar mais um pouco e me agarrar a felicidade. Cada desafio é uma nova conquista. A cada dia eu me sinto como se estivesse saindo do engatinhar para os primeiros passos em pé (perco a estabilidade, mas ganho altura, ganho outras possibilidades, que apenas engatinhando eu não teria;deixo de me machucar para correr riscos e ter novas chances)

 

 

___________________________

 

 

Hoje é um dia muito especial. Eu não tenho palavras, não tenho medidas.

Hoje, sou só gratidão: a Deus, Pai, Criador; quem nunca me deixou, mesmo quando minha fé fraquejou; quando eu estive indisposta comigo mesma, uma força maior, a qual eu não sei explicar,  mas atribuo a Ele, me motivou a seguir em frente e não jogar tudo pro alto. Aos meus pais, os quais com seu jeito, torto ou não, sempre me amaram, me apoiaram, me permitiram conhecer meus limites e a mim mesma; me ensinaram (quase) tudo que eu sei e carrego comigo; são meu ar, minha vida, meus amores. Aos meus irmãos, os quais mesmo entre brigas e diferenças, são meus grandes amores, são aqueles que o sorriso faz diferença no meu cotidiano e aqueles os quais eu tento, diariamente, me esforçar para servir como um exemplo melhor. Aos meus avós, que são a base da minha base; eles que, hoje, estão me ajudando a realizar um grande sonho, a alcançar um grande passo na minha vida. A minha madrinha, minha segunda mãe, aquela que mesmo longe puxou minhas orelhas,  orou por mim e me orientou quando eu achava que tudo estava escuro. MinhaS psicoterapeutaS (as queridas Inti e Gabriela), que me ajudam(ajudaram) num contínuo trabalho de fortalecimento, amor-próprio e autoconhecimento, me ajudando a compreender, por mim, os desafios e as decisões e como estas me afetam. E, claro, aos meus amigos de fé, que por uma justa e boa causa Deus os colocou no meu caminho; não importando o tempo, mas, sim, a presença, as palavras, as atitudes e o sentimento que compartilhamos. Não tenho palavras suficientes para agradecer e reconhecer a todos que me acompanharam (e, se Deus quiser, seguirão ao meu lado!). Hoje sou apenas alegria e gratidão. Conquistei um sonho e vocês todos foram muito importantes para que eu conseguisse seguir em frente até alcançar meu objetivo!

 

 

______________________________________

 

 

“TUDO O QUE UM SONHO PRECISA PARA SER REALIZADO É ALGUÉM QUE ACREDITE NELE.”
(Roberto Shinyashiki)

Deixe um comentário

